Como economizar combustível?

Ainda sonhamos com o dia que o combustível será barato no Brasil. Mas como esse sonho parece não chegar tão cedo, vamos ensinar alguns truques para você economizar seu combustível.

 

1. Manutenção atualizada

Essa primeira dica parece muito óbvia, mas tem muita gente que esquece. Ter o carro com tudo em dia e funcionando bem ajuda (e muito!) a economizar combustível. Se alguma parte do carro estiver com defeito, isso pode fazer o motor trabalhar mais, ou seja, gastar mais combustível. Fique de olho quando for preciso trocar as velas e filtros (ar, óleo e combustível). O alinhamento, o balanceamento para manter as rodas e os pneus trabalhando em seu melhor também são necessários.

2. Pneu calibrado

Como falamos antes, os pneus são parte importante de manter o carro rodando bem. E o pneu calibrado corretamente é um dos melhores aliados para economizar combustível. Calibre a cada 15 dias com a pressão adequada, que pode ser consultada no manual ou lateral da porta. Isso pode aumentar o rendimento em até 3% do seu combustível.

3. Sem ponto morto na estrada

Antigamente as pessoas andavam com o carro em ponto morto em alguns trechos, por exemplo em descidas. Isso não economiza gasolina como se pensava e pior: traz perigos por exigir muito mais força do sistema de freio.

Os carros de hoje em dia não precisam mais dessa “artimanha”. Quando o veículo está engatado e sem aceleração, o sistema de injeção eletrônica diminui a quase zero a injeção de combustível. No entanto, se o veículo estiver descendo em ponto morto, o sistema continuará injetando combustível para manter o motor ligado.

O indicado para economizar, nesse caso, é manter o carro na marcha mais alta possível em cada situação e não usar o acelerador se não for necessário.

4. Troca de marcha

Trocar a marcha na hora certa é uma forma de não forçar o motor, ou seja, gastar menos combustível. É preciso aprender a “ouvir” e sentir seu carro caso ele não tenha sistema indicativo de troca de marcha. Evite esticar as marchas demais e aprenda a trocar a marcha um pouco antes do carro “pedir”.

5. Vidros fechados e ar condicionado

O vento que entra pelos vidros abertos faz o carro ter mais atrito com o ar, o que força mais o motor e gasta mais combustível. Uma ótima forma de economizar é manter as janelas fechadas.

Porém, o clima nem sempre é os mais frescos, e o ar condicionado se faz necessário. Como muitas vezes não é possível dirigir sem o ar ligado, tente fazer um uso mais consciente, desligando o aparelho quando estiver mais fresquinho. Por ser operado pelo motor, o ar pode gasta em média 10% a mais de combustível.

6. Menos peso

Se você é daqueles que anda sempre com muita “tralha” no porta-mala, mas essas coisas que estão lá você não usa, é melhor deixá-las em casa. Esse peso a mais faz o motor se esforçar e gastar um pouco mais de gasolina.

7. Aceleração e freio

Acelerar demais sem necessidade e, por isso, ter que fazer freadas bruscas também gasta mais combustível. E, nesse caso, pode colocar você e todos a sua volta em perigo. Acelerar com o carro quando parado também gasta combustível sem necessidade. Ou seja: se tornar um motorista mais prudente e consciente ajuda a economizar.

 

Fonte: Notícias Automotivas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *