Como cuidar do motor de seu carro?

O motor é o grande coração que move nosso carro. E sua importância é tão grande que precisa ter um alto nível de atenção. Só quem já teve que refazer um motor de carro sabe o quanto dói no bolso. Mas os cuidados não são um bicho de sete cabeças. Trazemos hoje algumas dicas para você aumentar a longevidade de seu motor.

1. Troca de óleo

Essa é básica e muito fácil. Fique sempre de olho no nível do óleo e atento à hora de trocar, isso mantém o motor sempre limpo, lubrificado e evita o superaquecimento. Além disso, use o óleo certo para seu carro, especificado no manual do proprietário, e troque o filtro do óleo sempre junto quando chegar o prazo de trocar o óleo.

 

2. Revisão periódica

Assim como a gente precisa ir no médico de vez em quando fazer aquele exame de rotina, nosso carro também necessita de revisão periódica. Ela deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada 6 meses.

 

3. Mangueiras velhas

Com o tempo, componentes de borracha como mangueiras de combustível e radiador envelhecem, ressecam e devem ser trocadas, evitando vazamentos e outros problemas.

 

4. Bicos injetores

Caso seu carro esteja com dificuldade de dar a partida ou consumindo muito combustível, é bom dar uma olhada nos bicos injetores. Uma limpeza feita por um profissional pode resolver muitos problemas.

 

5. Troca das velas

Velas precisam também ser revisadas anualmente. Caso elas tenham passado de sua vida útil, a performance do carro é prejudicada, assim como a dirigibilidade.

 

6. Água suficiente

É preciso ficar ligado no sistema de arrefecimento, mantendo sempre o nível de água certo com a proporção correta de aditivo. Isso ajuda para que o motor trabalhe na temperatura certa.

 

7. Filtros sujos

O carro possui diversos tipos de filtros e eles devem ser trocados também para manter a boa saúde do motor do carro. Neste link você encontra todos os detalhes sobre cada filtro.

 

Essas atitudes ajudarão e muito para prolongar a vida útil de seu motor, mantendo ele saudável e funcionando corretamente. Tem mais alguma dica? Deixe aqui nos comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *