Filtros do carro: quais são e por que trocar?

Você conhece os filtros do seu carro? São diversos os filtros, para diversos objetivos, e manutenção dessas peças é parte essencial para a saúde do nosso carro. Entenda para o que cada um serve e quando devem ser trocados nesta matéria.

 

1. Filtro de ar

O filtro de ar impede que impurezas da rua entrem no motor. Sujeitas como poeira, pedregulhos e outros poderiam danificar o motor sem a existência deste filtro. É recomendável é trocar o filtro de ar do motor a cada 10 mil km e não se deve limpar ou lavar: é preciso trocar mesmo! 

 

2. Filtro de combustível

Assim como o filtro de ar impede que detritos entrem no motor, o de combustível faz o mesmo pelo combustível que você usa (gasolina, diesel, etanol, etc). É importante evitar que seu carro fique na reserva, pois partículas de sujeiras costumam se mais evidentes na gasolina com o tanque vazio. 

Com os detritos depositados no fundo do tanque, a bomba de combustível puxará estes detritos, que se misturam à gasolina. Para evitar isto e manter a saúde de seu combustível que, afinal, já não é barato, tenha sempre o filtro de combustível em dia, realizando a manutenção preventiva.

 

3. Filtro de óleo

Assim como os outros filtros, o filtro de óleo também impede a entrada de detritos no óleo. Esses detritos são criados naturalmente, graças à fricção das peças móveis do motor. Atente-se ao prazo de troca de acordo com seu carro e faça a manutenção corretamente. A média é que se troque este filtro a cada 10 km rodados ou a cada 6 meses.

 

4. Filtro de ar-condicionado

A gente sempre lembra desse filtro quando dá aquele dia intenso de calor e precisamos ligar o ar. De repente, começa a sair poeira junto com o ar. Isso é péssimo, pois pode causar alergias e doenças respiratórias. Para manter seu filtro impedindo que as impurezas do ar entrem no carro, verifique a cada seis meses e troque se necessário. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *