Como cuidar do carro no verão? Veja 5 dicas

Verão é uma época em que muitas famílias pegam a estrada para curtir a praia. Isso, por si só, já exige muito do carro, sendo imprescindível realizar a revisão completa antes da viagem. 

Porém, o verão castiga o carro de outras formas. Trazemos algumas dicas para você tomar cuidado de seu carro na época mais quente do ano e evitar prejuízos.

1. Equilíbrio no condicionado 

Depois da popularização do ar condicionado, o verão tornou-se um pouco mais suportável, especialmente ao dirigir em estradas asfaltadas – que são mais quentes. Porém, o mal uso do ar condicionado pode trazer doenças respiratórias e causar choque térmico.

Abra as janelas antes de ligar o ar condicionado. E dirija assim por cerca de dois quarteirões, ligando o ar em seguida. Assim você renova o ar interno do veículo. Quando estiver chegando ao seu destino, lembre-se de desligar o ar um ou dois minutos antes de para. Assim seu corpo vai se acostumando com a temperatura externa, evitando choque térmico. 

2. Arrefecimento em dia

É preciso se certificar que o fluído de arrefecimento está no nível certo. Afinal, ele será mais utilizado no calor, ajudando no resfriamento geral do veículo e evitando que o motor ferva. E se o motor ferver: pare! Andar mais pode intensificar o prejuízo e significar uma imensa perda de dinheiro. Chame o seu seguro para lhe socorrer.

3. Estacionar na sombra

É claro que nem todo lugar tem sombra onde se possa estacionar. Mas se você vai deixar seu carro parado por muito tempo, tente ao máximo não deixá-lo sob o sol. Isso danifica desde a pintura, até as borrachas e peças do interior do veículo. Vale a pena sempre usar o protetor de para-brisa, caso você não tenha outra escolha senão deixar no sol, ou procurar um estacionamento coberto para evitar prejuízos futuros.

4. Lave à sombra

Sim, seu carro também gosta de sombra e água fresca. Afinal, lavar o carro sob o sol intenso evapora a água utilizada, o que pode causar manchas na pintura. E muitas dessas manchas são permanentes, então evite.

5. Calibre cedo

Para garantir a pressão ideal na calibragem de seus pneus, prefira calibrar cedo pela manhã, tendo rodado pouco. Isso porque o ar se expande quando aquece, nos dias de calor, e pode estar mascarando a calibragem dos pneus. Vale sempre tem um pouquinho mais de atenção e carinho pelo seu carro nessa época, assim mantendo ele bom para rodar por toda estação.

Fonte: Unidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *