Quando fazer a manutenção das peças de seu carro?

O carro é um sistema complexo, com diferentes peças e componentes, que servem para diferentes funções – assim como o corpo humano. E, igualmente, cada parte precisa estar em dia para que o todo funcione corretamente. 

Além disso, integra a atitude de direção segura manter o carro em bom estado, realizando a revisão preventiva para verificar e ajustar o que for preciso. Hoje vamos falar dos principais componentes do carro e as peculiaridades de manutenção de cada um.

1. Motor

O motor é o coração do carro e precisa ser muito bem cuidado. Qualquer problema pode custar caro e trazer muito stress para você. É preciso estar sempre com a revisão em dia, além de verificar o óleo e a água com frequência. Saiba mais detalhes na nossa matéria “Como cuidar do motor de seu carro?”.

2. Transmissão

A transmissão é o sistema nervoso do carro, que comunica força e energia para que tudo se mova. E seu sistema é complexo, com vários componentes de suma importância que devem ser bem cuidados.

Na hora da revisão, olhe tudo: embreagem, caixa de câmbio, diferencial, semi-eixo e, é claro, fique de olho também no óleo, que mantém tudo saudável e rodando bem.

3. Freios

Essenciais a todo momento no trânsito intenso e também no fluxo normal, os freios precisam estar funcionando bem para sua segurança e dos outros motoristas que compartilham a estrada com você. A pastilha, assim como o disco de freio e outros detalhes precisam ser levados em consideração. Saiba tudo em “Não corra riscos: faça a manutenção dos freios!”.

4. Pneus

Para evitar problemas na estrada, um dos pontos mais importantes a se dar atenção é a vida útil dos pneus. Começando pelo básico, é importante verificar a calibragem a cada 15 dias. Além disso, não ande com pneus carecas ou com alguma outra avaria: isso prejudica a estabilidade do carro e pode até gerar um acidente.

5. Filtros

São diversos os filtros, para diversos objetivos, desde filtro do óleo até o do ar condicionado. E manutenção dessas peças é parte essencial para a saúde do nosso carro. Nós criamos uma matéria falando de cada um deles em específico, acesse em “Filtros do carro: quais são e por que trocar?”.

6. Sistema elétrico

Nada pior do que ficar na mão no meio da estrada por causa do sistema elétrico, e geralmente estes problemas não são baratos de resolver. Então verifique ao menos a cada dois meses o sistema elétrico geral de seu carro, em especial a bateria, o alternador e os componentes relacionados.

7. Radiador

O sistema de arrefecimento do carro, especialmente para quem vive em locais onde faz muito calor, é de suma importância. É preciso ter acompanhamento constante. Através desse sistema que se equilibra a temperatura do motor. A água do radiador, por exemplo, precisa sempre estar na proporção correta em relação ao aditivo.

8. Correia

A correia dentada é outro item que precisa ser substituído de tempos em tempos. Assim como todas as outras peças, é importante ler o manual de seu carro para conferir as especificações. Geralmente é necessária essa troca por conta do desgaste nos esticadores e rolamentos auxiliares.

9. Velas

A vida útil deste item varia, mas geralmente sua inspeção deve ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou após um ano de uso. A vela colabora na saúde e performance de seu automóvel, portanto não ignore este componente. 

10. Suspensão

Verifique todos os componentes a cada 10.000 Km, como por exemplo amortecedores, molas, pivôs, bandejas, barras, coxins, entre outros. A suspensão funcionando corretamente é de vital importância para a saúde de todos as outras peças do carro, que podem ser danificadas caso contrário.

 

Confira abaixo quando trocar os componentes de seu carro:

 

Itens de troca obrigatória: Devem ser substituídos, obrigatoriamente, na hora certa

Item ou serviço Quando trocar
Alinhamento dos pneus 10 a 20 mil km
Correia do alternador Junto com a correia dentada
Correia do compressor do ar-condicionado Junto com a correia dentada
Correia dentada 40 mil a 100 mil km, média de 60 mil km
Correia poly-v (bomba d’água) Junto com a correia dentada
Filtro de ar Junto com a troca de óleo
Filtro de cabine (antipólen) Uma vez ao ano
Filtro de combustível 20 mil km
Filtro de óleo Sempre que trocar o óleo
Fluido das transmissões 60 a 100 mil km ou 2 a 4 anos
Fluido de freio (óleo do freio) Seis meses a um ano
Limpeza do ar condicionado Uma vez ao ano
Limpeza do sistema de arrefecimento Quando trocar o líquido de arrefecimento
Líquido de arrefecimento A cada dois anos
Óleo lubrificante A cada 5 mil a 15 mil km*
Pneus Validade de 5 anos
Velas Podem variar de 15 mil a 100 mil km

*A depender do tipo de óleo (mineral, sintético, ou semi-sintético) e do uso feito do veículo (veja abaixo)

 

Itens de inspeção obrigatória: Só devem ser substituídos quando apresentarem sinais de degradação

Item O que conferir
Água do limpador de parabrisa Nível
Buzina Cheque funcionamento se passar por alagamentos
Cintos de segurança Desgaste visível ou histórico de colisão
Embreagem Kit de embreagem (carros manuais ou automatizados)
Estepe Cheque a calibragem a cada 2 meses
Fluido da direção hidráulica Nível
Fluido de freio (óleo de freio) Medir o nível de contaminação
Limpadores de parabrisa Condição das palhetas
Luzes Faróis, lanternas, da cabine, e luzes de alerta no painel
Pneus Desgaste dos sulcos e calibragem
Sistema de carga Alternador e bateria
Sistema de freios Pastilhas e discos, ou lona e tambor
Sistema de suspensão Amortecedor, bandeja, pivô, articulações, mola

 

Fontes: Meu Porto Seguro, AutoPapo

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